quinta-feira, 5 de março de 2009

Casamento, como se comportar?


Quem pensa que só os noivos e padrinhos estão submetidos às regras e protocolos de um casamento está muito enganado. Os convidados também devem ficar atentos para não dar vexame e virar o mico da festa. Vamos lembrar algumas?

Um bom guia para seguir na hora de decidir quem é que pode ir à cerimônia, ou seja, quem, de fato, está sendo convidado é o texto do convite. A observação é simples. Se estiver endereçado ao Sr. e Sra., significa que somente o casal está sendo convidado. Trocando em miúdos, quer dizer que os noivos não esperam e/ou não estão preparados para receber as crianças na cerimônia. Isso não deve ser motivo para o convidado se sentir ofendido, ou pensar em não ir ao casamento, achando que seus filhos foram desprezados.

Nem tampouco deve achar que Sr. e Sra. compreende, também, a família. Quando os noivos convidam a todos, endereçam o convite ao Sr. fulano de tal e família. Neste caso, seja coerente. Só os filhos estão incluídos. Não os ‘agregados’ (namorados, namoradas). Um detalhe importante: se o convidado tem filhos casados que não moram com ele, deverá receber, igualmente, um convite, pois se trata de uma outra família.

Quem convida para uma festa precisa ter idéia de quantas pessoas vai reunir. Por isso, é imprescindível confirmar presença. E cumprir, de fato, o compromisso, salvo imprevistos efetivamente inevitáveis. Assim, você estará contribuindo para que a festa seja um sucesso, e, conseqüentemente, se sentirá muito bem recebido. A confirmação da presença não significa que os noivos estão querendo economizar ou preparar uma festa com as coisas contadas. Mas querem se programar para atender muito bem a todos os convidados. Afinal, receber um convite deve ser encarado como uma honra; ser considerado importante para aquela pessoa que está vivendo um momento significativo da sua vida. Além disso, desperdício não combina com nada.

É muito elegante perguntar aos noivos se eles deixaram uma lista de presentes em lojas e pedir os endereços onde podem consultá-la. Ainda que o convidado prefira adquirir o presente em um outro local, é importante saber o que os noivos sugerem que gostariam de ganhar. A lista, longe de ser uma obrigação, facilita a escolha e dá idéias para presentear o novo casal, no caso de parentes ou amigos que não são tão próximos. Serve, ainda, para direcionar e diversificar as sugestões, e evitar que o futuro casal ganhe cinco ou seis unidades de um jogo de panelas - que certamente terá que trocar -, e nenhum faqueiro. É importante notar que sempre que se recebe um convite de casamento, deve-se oferecer um presente, de acordo com as condições financeiras do convidado.

O momento mais importante de um casamento é a cerimônia religiosa, seja ela de qual segmento ou crença for. Não deixe de prestigiar, mesmo que não seja a sua mesma religião. Não há nada mais frustrante para os noivos do que ver a igreja vazia na hora do “sim” e encontrar todos os amigos na festa. Participar da cerimônia religiosa do casamento demonstra seu apreço pelo novo casal e sua verdadeira amizade. Na hora da confraternização, procure se enquadrar nos rituais apresentados, respeitando o cerimonial e não se exaltando mesmo nos momentos mais descontraídos. Ninguém gosta de ver um dia tão importante quanto o dia do casamento acabar em brigas situações motivadas pelo excesso de bebidas, ou mesmo por condutas inadequadas.

Lembre-se que a noiva é centro das atenções durante todo o evento, da igreja à recepção. Não use um vestido que chame mais atenção que a noiva, e não saia do local antes dela, não é elegante. Geralmente, a saída dos noivos do recinto onde ocorre o casamento é um sinal para que os convidados possam começar a pensar em ir embora. Afinal, o melhor da festa já passou. Todos se divertiram, estão felizes, porém, cansados.

Lembre-se sempre: alguém pode estar observando você. Fique atento e divirta-se!

Um beijo e até a próxima!

Márcia Possik da Marriages

6 comentários:

  1. cada vez mais nos vemos convidados perdendo a linha em casamento. é uma falta de respeito!

    ResponderExcluir
  2. Belas dicas, epna que não são todos os convidados que são elegantes assim. Mas de qualquer forma você tratou o assunto com muita sutileza,hehe. Adorei. Bkos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você falou nisso, tanta gente esquece!

    ResponderExcluir
  4. Eu desejo de coração que MUITA gente leia esse post e caia na real! Meu casamento é daqui há 8 dias! Estamos felicíssimos e muito animados, mas vários convidados andam sendo fonte de stress.
    Nem te conto quanta gente confirmou pessoas a mais (teve uma que confirmou OITO, outro seis!), sendo que no convite dizia Sr e Sra. Só. E a quantidade de crianças inesperadas que foram confirmadas?
    Minha santa assessora fez o que pôde, explicou que temos um limite de convidados e que estava previsto só 2 pessoas praquele casal, mas muita gente se ofende e não está nem aí, confirma a mais MESMO. Já nos descabelamos, agora sabemos que não há nada mais a fazer além de aumentar o número de mesas (e comida, bebida, doces) e curtir a festa. Mas MUITA gente sem educação queimou o filme, com os noivos e nossos pais...
    (desculpa o desabafo, mas também pode servir de aviso a futuras noivas...)

    ResponderExcluir
  5. boa noite
    meu nome é atila e fui convidado para o casamento de minha prima.
    já comprei o terno preto,camisa azul de gola branca e gravata vermelha de listras pretas
    sera que esse traje é o adequado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Atila,
    Bom dia!
    Se a cerimonia for a pertir das 18h00, sim você está de acordo.
    Um abraço e felicidades,
    Beatriz

    ResponderExcluir